Cronograma

WIP – Working in Progress

Muito bem, apesar de planejado a muito tempo o sistema do nosso cronograma, nada foi postado aqui.

Ele se baseia em dois arquivos, um semanal, atualizado toda quinta-feira durante a aula e um individual para cada integrante que agrega todo o projeto até o final de Maio, com as devidas funções, datas de início e dead-lines de cada função. Praticamente quase todas funções são dependentes umas das outras e por isso é importante um sistema do tipo, para saber o que já se pode ir adiantando enquanto outras dependem de outro integrante. As datas dependem além de tudo, da nossa disponibilidade durante a semana, e pode precisar ser modificado ao longo do desenvolvimento do projeto.

A última semana de Maio esta planejada para uma revisão geral de todo o projeto, pós-produção e planejamento das apresentações na banca, porém tudo vai depender do nosso rendimento e capacidade em cumprir as datas previstas.

Funcionamento dos Cronogramas Individuais Mensais:

Individuais – No topo temos o nome do integrante e um calendário do mês, sendo que cada semana começa sempre numa quinta-feira, dia que temos aula de orientação do projeto; e, fins de semana e feriados estçao sendo contados como dias úteis de trabalho.

Na lateral esquerda están uma lista das tarefas que este integrante deve executar. Grudada nessa lista existe uma barrinha que varia de cor, conforme a área a qual determinada tarefa pertence; sendo as cores escolhidas conforme uma legenda econtrada no canto superior direito da folha.

Continuando cada item dessa lista de tarefas, há uma fileira de quadrados em branco, cada quadrado possui a mesma extensão e área os quadrados do calendário de abril; formando uma tabela dias x funções.  Em cada fileira de quadrados, alguns deles podem estar pintados com uma de quatro cores diferentes.

Os quadrados cor de rosa indicam a data em que o integrante deveria começar tal tarefa; os vermelhos indicam a data máxima na qual o integrante deve finalizar tal tarefa; os pretos indicam o final absoluto daquela tarefa, depois dela se inicia a fase de pós-produção, é a deadline de nosso trabalho; os laranjas indicam que esse integrante deve conferir essa mesma tarefa de outro integrante em determinada data.

Uso – Os cronogramas foram montados não só com a intenção de medir e organizar a produção de nosso trabalho, mas, principalmente como um auxiliar para a organização da produção através do tempo. É esperado que sempre ao iniciar uma tarefa o integrante crie uma estimativa de quantas horas precisará para completar determinada tarefa, e quando naquele dia ele parar ou terminar a tarefa, ele deve escrever, no quadrado respectivo ao dia em que trabalhou nessa tarefa, quantas horas foram gastas.  Trazendo para o grupo uma noção dos riscos que cada tarefa pode apresentar.

Toda sexta-feira, eu, Ricardo, serei responsável por atualizar o cronograma de cada integrante, armazenando as informações de cada um, ajustando os cronogramas conforme as tarefas que foram ou não foram finalizadas durante a semana, e, ajudando a preparar o cronograma semanal do grupo.

Funcionamento dos Cronogramas Grupais Semanais:

Como nos Cronogramas Individuais, logo no topo da folha há uma calendário mensal. Aqui há uma tabela que relaciona dias da semana e integrantes. Em cada quadradinho será escrita a atividade que cada um estará realizando naquela semana. Cada integrante está com seu espaço colorido conforme as áreas que são sua de reponsabilidade, com uma legenda correspondente no canto superior direito da folha.

– – –

Cronogramas Individuais Mensais:                                                 Cronograma Grupal Semanal: